Blog de um algarvio, nascido e criado em Olhão, orgulhoso da sua terra, adepto fervoroso do S.C.Olhanense, licenciado em Biologia pela Universidade do Algarve, e mestre em Biologia da Conservação pela Universidade de Évora.
publicado por Ventura | Terça-feira, 04 Março , 2008, 20:58

Cientistas encontraram evidências de que existem bactérias que desempenham um papel fundamental na formação das chuvas. A equipa, coordenada pelo professor Brent Christner, descobriu que essas bactérias causadoras de chuva estão largamente distribuídas pela atmosfera.

Ao analisar partículas de gelo da chuva de vários locais do globo, os pesquisadores demonstraram que o núcleo activo da maioria dessas partículas - um substrato que optimiza a formação do gelo - tem origem biológica.

Estas partículas biológicas podem desempenhar um importante papel no ciclo de chuvas, afectando o clima, a produtividade agrícola e até mesmo influenciando no aquecimento global.

A formação de gelo nas nuvens é essencial para a ocorrência da neve e para a maioria das chuvas. Partículas de poeira e fuligem podem servir como núcleo das partículas de gelo, mas os núcleos biológicos são capazes de catalisar o congelamento a temperaturas muito mais altas. Quando estão presentes nas nuvens, os núcleos biológicos de gelo podem afectar o processo que inicia a precipitação da chuva e da neve.

O conceito de bactérias causadoras de chuva não é exactamente novo. "O meu colega David Sands, da Universidade de Montana, propôs o conceito de 'bioprecipitação' há mais de 25 anos atrás e poucos cientistas levaram-no a sério, mas estão começando a acumular -se evidências que sustentam essa ideia" comenta Christner.

(fonte/via)

tags:

Pedro a 5 de Março de 2008 às 09:59
Bom dia,

O Ao Sabor da Maré está em destaque esta manhã no SAPO, em http://blogs.sapo.pt e http://www.sapo.pt.

Parabéns :)

Pedro

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Março 2008
D
S
T
Q
Q
S
S

1

2
3
4
5
6
7
8

9
15

18




arquivos
links
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO