Blog de um algarvio, nascido e criado em Olhão, orgulhoso da sua terra, adepto fervoroso do S.C.Olhanense, licenciado em Biologia pela Universidade do Algarve, e mestre em Biologia da Conservação pela Universidade de Évora.
publicado por Ventura | Quarta-feira, 05 Março , 2008, 11:28

Insectos semelhantes a vespas fizeram mudar o nome de dois dinossauros herbívoros pelo paleontólogo da Universidade Nova de Lisboa, Octávio Mateus. Os dinossauros Diceratops (imagem superior), dos Estados Unidos, e Microceratops (imagem inferior), da Mongólia, foram respectivamente classificados pelo americano Richard Lull, em 1905, e pelo paleontólogo sueco Birger Bohlin em 1953. Contudo, os investigadores não sabiam que os nomes já tinham sido usados para classificar insectos himenópteros, semelhante a vespas, em 1868 e 1952.

 

Segundo as regras da nomenclatura zoológica, que ditam as normas de classificação das espécies, não pode haver dois animais com o mesmo nome, pelo que era necessário alterar o recente deles, neste caso, o dos dinossauros.
Assim, o investigador português dá novos nomes aos dinossauros num artigo publicado no Journal of Paleontology, mas mantém uma grafia semelhante: Diceratus (do grego, di=dois, ceratus=cornos) em vez de Diceratops, e Microceratus (do grego, micro=pequeno, ceratus=cornos) em vez de Microceratops.
Com estes, Octávio Mateus é responsável por nove novos géneros ou espécies de dinossauros, tendo escolhido o nome de todos eles.
(fonte)


Hugo Jorge a 5 de Março de 2008 às 15:12
gostei deste blog

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Março 2008
D
S
T
Q
Q
S
S

1

2
3
4
5
6
7
8

9
15

18




arquivos
links
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO