Blog de um algarvio, nascido e criado em Olhão, orgulhoso da sua terra, adepto fervoroso do S.C.Olhanense, licenciado em Biologia pela Universidade do Algarve, e mestre em Biologia da Conservação pela Universidade de Évora.
publicado por Ventura | Sábado, 22 Março , 2008, 11:09
A NASA observou na quarta-feira uma explosão cósmica tão potente e luminosa que os seus efeitos puderam ser detectados a olho nu a partir da Terra, embora tenha ocorrido há 7,5 mil milhões de anos a uma distância de mais de metade do Universo visível.
"Nenhum outro objecto conhecido ou qualquer outro tipo de explosão pode ser percebido a olho nú a tal distância", isto é 7,5 mil milhões de anos luz, comentou, maravilhado, Stephen Holland, um cientista da NASA, citado num comunicado da agência.

"Se alguém estivesse a olhar para o lugar certo, no momento adequado, teria visto o objecto mais afastado alguma vez observado a olho nú sem ajuda óptica", salientou o cientista.

Até agora, o objecto mais longínquo que se podia ver a olho nú era a galáxia M33, que se encontra "apenas" a 2,9 mil milhões de anos luz.

A explosão, chamada Gamma Ray Burst ou em português Sobressalto Gama e detectada pelo satélite Swift da Nasa encarregue de as procurar, é um dos fenómenos mais violentos que ocorrem no Universo.

O Sobressalto de quarta-feira "varre todos os Sobressaltos Gama que vimos até hoje", salientou Neil Gehrels, do Centro de Voo Espacial Goddard da Nasa.
(fonte/via)

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Março 2008
D
S
T
Q
Q
S
S

1

2
3
4
5
6
7
8

9
15

18




arquivos
links
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO