Blog de um algarvio, nascido e criado em Olhão, orgulhoso da sua terra, adepto fervoroso do S.C.Olhanense, licenciado em Biologia pela Universidade do Algarve, e mestre em Biologia da Conservação pela Universidade de Évora.
publicado por Ventura | Sábado, 31 Maio , 2008, 15:45


Eduardo Buys a 31 de Maio de 2008 às 22:10
Tiago Ventura, aqui no outro lado do Atlântico, também em nosso blog postamos contra o TABAGISMO, neste único dia. E colocamos imagem de seu blog. Vá no Blog do Varejo www.varejototal.zip.net
e veja se acha se ficou legal.
Abraço, Eduardo Buys

Dia Mundial Sem Tabaco
POR TODOS OS DIAS SEM TABACO
Conscientização Como Primeiro Passo
Este texto, abaixo, além dos terríveis dados e constatações que a maioria de nós precisa não esquecer, traz duas aproximações do assunto que, para mim, são novidades:
- apontar que diferente de outras drogas que oferecem prazeres e sensações diversos, como o álcool, a cocaína e a maconha, entre outras, a nicotina é o caso único onde a droga só oferece, pelo seu uso, a eliminação da incômoda sensação pela abstinência de seu uso. Quem, como usuário da nicotina, não sabe o quanto é verdadeira esta afirmação?
- como o mecanismo de tolerância a nicotina nunca é eliminado, qualquer escorregadela, em acender um único cigarrinho, pode ser o retorno da desconstrução da saúde, com o vício muitas vezes ainda mais pronunciado. Quem já não viu ex-fumantes de anos, queimando nicotina como chaminé?
Ex-fumante, desta verdadeira praga, como fui por mais de 30 anos, é melhor “tirar o cavalo da chuva” antes que seja tarde. As palavras do Dr.Drauzio Varella, de que não existe ex-dependente de nicotina, apenas ex-usuários, tem que ecoar na alma, todos os dias, de uma saúde reconquistada.

Vício Maldito
O Dia Mundial Sem Tabaco, que acontece neste 31Mai, foi criado em 1987 pela OMS - Organização Mundial de Saúde, para alertar a população sobre esta que é uma das maiores ameaças já enfrentadas. O objetivo é conscientizar a população mundial sobre os perigos do uso do tabaco, o que pode ser feito para se viver com mais saúde e como proteger as futuras gerações.
Segundo informações da OMS, o uso do tabaco mata 5,4 milhões de pessoas a cada ano. Outros dados alarmantes: hoje há mais de um bilhão de fumantes no mundo, dos quais até 50% deles morrerão em virtude do uso da substância. O consumo de tabaco é um fator de risco ligado a seis das oito principais causas de morte no mundo e causa, entre outras doenças, câncer, doenças pulmonares e cardiovasculares.
O uso do tabaco está se tornando cada vez mais freqüente nos países em desenvolvimento e mais de 80% dos fumantes mundiais pertencem a faixas da população de baixa ou média rendas.

Não Basta Querer, É Preciso Muito Mais
Segundo o eminente Dr. Drauzio Varella, em recente artigo publicado na Folha, não basta o cidadão ter vontade de parar: o "mecanismo diabólico" que se instala pela ingestão da substância se torna insensível ao esforço do fumante que pretende largar o vício.
Na farmacologia não conhece outra droga que cause tamanha dependência como ocorre com a nicotina. Enquanto o álcool gera a sensação de alegria, a cocaína gera a sensação de onipotência e a maconha gera a sensação de relaxamento, "o único prazer de quem fuma é sentir a paz de volta ao corpo suplicante, até que a próxima crise bata à porta para enlouquecê-lo."
Nesta mesma linha, a "Scientific American" revela que sintomas de abstinência e dificuldade para parar de fumar são detectáveis logo depois dos primeiros cigarros.
Não Existe Ex-Dependente de Nicotina, Apenas Ex-Usuários
O Dr. Drauzio Varella afirma que um ex-fumante tem direito de considerar-se ex-usuário de nicotina, mas nunca um ex-dependente. Isso porque a tolerância à nicotina, que se desenvolve progressivamente por meses e anos, ressurge quando “o ex-fumante resolve fumar apenas um cigarrinho: em poucos dias ele estará fumando como antes; senão mais".
Leia mais em Opinião & Notícia
Veja também FUMO E ALCOOL: - DROGAS COM LICENÇA PARA MATAR


Eduardo Buys a 2 de Junho de 2008 às 22:59
Ventura,
mais msg para Vc. Veja em nosso Blog do Varejo:
Bem Aventurados os Blogueiros do Atlântico - mensagem para Ventura +> [Ventura] [kingpin_wmw@hotmail.com] [http://aosabordamare.blogs.sapo.pt]
"" É isto aí, Ventura. Vamos ver se trocamos impressões, que seja de vez em quando. Por exemplo, nosso último post é sobre um texto que circula aquí como 'Carta Aberta ao Bradesco', que é o maior banco comercial brasileiro. A 'bronca' lá expressa é quanto as tarifas exorbitantes. Não só ele, mas Itau, Unibanco, Real, Satander os demais, estão fazendo a maior festa aqui. E, descobri que o mesmo texto circula por aí, na boa terra mas, desta feita, como carta ao Banco Espírito Santo, pelas mesmas razões. Há um aspecto que esquecí de apontar no texto. É que, apesar da base de clientes dos grandes bancos ter crescido cerca de 50% (não lembro bem, vou ver depois melhor, está registrado aqui no blog) nos últimos anos, o faturamento dos serviços cresceu cerca de 150% e os lucros decorrentes desta tarifação cresceu num percentual ainda maior. Até uma criança pode entender que as tarifas tiveram um aumento real muito superior ao aceitável, numa relação comercial sadia. Abraços, Edu cc:post Padaria Bradesco ""

Abraço, Edu

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Maio 2008
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
15
17

19
23
24

25
27


arquivos
links
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO