Blog de um algarvio, nascido e criado em Olhão, orgulhoso da sua terra, adepto fervoroso do S.C.Olhanense, licenciado em Biologia pela Universidade do Algarve, e mestre em Biologia da Conservação pela Universidade de Évora.
publicado por Ventura | Quarta-feira, 24 Setembro , 2008, 19:56

O geóide é um modelo físico da forma da Terra. De acordo com Carl Friedrich Gauss, é a "figura física da Terra", sendo, de facto do seu campo de gravidade. É a superfície equipotencial (superfície de potencial gravitacional constante) e que, em média, coincide com o valor médio do nível médio das águas do mar.

A superfície do geóide é mais irregular do que o elipsóide de revolução usado habitualmente para aproximar a forma do planeta, mas consideravelmente mais suave do que a própria superfície física terrestre. A superfície física terrestre varia entre os +8,850m (Monte Evereste) e −11,000m (Fossa das Marianas), o geóide varia apenas cerca de ±100 m além da superfície do elipsóide de referência.

Ao viajar no mar, não se nota as ondulações do geóide; a vertical de cada lugar é sempre perpendicular e a horizontal tangente ao geóide. Um receptor de GPS a bordo pode mostrar as variações de altitude relativamente a um elipsóide (cujo centro coincide com o centro de massa terrestre) mas não a altitude ortométrica, relativa ao geóide.


Ondulações do Geóide

(fonte)


mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Setembro 2008
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
12
13

14




arquivos
links
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO