Blog de um algarvio, nascido e criado em Olhão, orgulhoso da sua terra, adepto fervoroso do S.C.Olhanense, licenciado em Biologia pela Universidade do Algarve, e mestre em Biologia da Conservação pela Universidade de Évora.
publicado por Ventura | Segunda-feira, 13 Outubro , 2008, 09:09

A revista Science e a National Science Foundation (NSF) divulgaram os resultados do International Science and Engineering Visualization Challenge 2008.

A fotografia vencedora, intitulada de Floresta de Vidro, é da autoria de Mario De Stefano, da Segunda Universidade de Napoles (*), em Itália. Longe da inércia demonstrada, a fotografia mostra uma colónia de diatomáceas, algas unicelulares responsáveis pela produção de 40% do oxigénio presente na Terra.

Através do uso de um microscópio de varrimento electrónico, Mario De Stefano conseguiu capturar esta imagem da pequena (30µm) Licmophora ehrenbergii agarrada ao invertebrado Eudendrium racemosum, na costa italiana.

Estas algas caracterizam-se por utilizar a sílica para construir a sua parede celular e para interagir com o seu hospedeiro. Ao todo contabilizam-se mais de 100.000 espécies de diatomáceas, na maioria unicelular.


mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Outubro 2008
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9

17
18




arquivos
links
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO