Blog de um algarvio, nascido e criado em Olhão, orgulhoso da sua terra, adepto fervoroso do S.C.Olhanense, licenciado em Biologia pela Universidade do Algarve, e mestre em Biologia da Conservação pela Universidade de Évora.
publicado por Ventura | Terça-feira, 14 Outubro , 2008, 20:37

Há algum tempo que os astronautas noticiavam, durante a sua permanência no espaço, a visualização de movimentos nos oceanos, algo como ondas submarinas gigantescas. Desde logo refutadas pela maioria dos cientistas uma vez que não havia conhecimento do mecanismo físico que permitissem tal coisa.

Esta questão, levada a sério por Gibson, Keeler Bondur, resultou numa série de testes que duraram cerca de três anos. Através da análise de imagens e medições captados por satélites artificiais, os três cientistas detectaram algo mais do que estavam à espera. Além das ditas ondas submarinas, descobriram uma forma de troca de informação na vertical no interior de fluidos que terá aplicações, não só na oceanografia, como também na astrofísica.

Os resultados sugerem que a turbulência estratificada transporta informação, quase na vertical, através do oceano. Além disso, o mecanismo de transporte é genérico para todos os grandes corpos estratificado-turbulentos de fluidos naturais.


mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Outubro 2008
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9

17
18




arquivos
links
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO