Blog de um algarvio, nascido e criado em Olhão, orgulhoso da sua terra, adepto fervoroso do S.C.Olhanense, licenciado em Biologia pela Universidade do Algarve, e mestre em Biologia da Conservação pela Universidade de Évora.
publicado por Ventura | Terça-feira, 05 Fevereiro , 2013, 17:18

(In english here)

Final da manhã do dia 30 de Janeiro no RIAS quando o TV recebeu uma mensagem do FM (vigilante da natureza da Reserva Natural de Castro Marim e Vila Real de Santo António) a avisar que se encontrava um pato-rabilongo nas lagoas em frente à sede da reserva, localizado por um ornitólogo inglês. Foi só o tempo de almoçar até que eu, o TV, a FA, o BHM, o AC e o HP nos deslocámos ao local com o objectivo de observar este belíssimo pato-marinho.

 

Assim que chegámos, recebemos a triste notícia de que o mesmo inglês observou-o a voar em direcção a Espanha até que deixou de o ver. Sem perder a esperança resolvemos dar umas voltas na reserva até que, no topo de um monte a sul da sede, o TV encontrou-o. O único ponto branco num dos braços do Rio Guadiana.

 

 

O pato-rabilongo (Clangula hyemalis) é um pato marinho de médio tamanho, única espécie do género Clangula. Apresenta actualmente o estatuto de Vulnerável pela IUCN. Os machos adultos, no Verão, podem apresentar uma cauda que pode atingir os 10 a 15 cm.

 

Em Janeiro um indivíduo da mesma espécie foi detectado em Odiáxere por P & S Hudson (ver aqui). Até ao final de 2010 foram homologadas 11 observações de Pato-rabilongo no Continente Português.


mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Fevereiro 2013
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9

15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28


arquivos
links
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO