Blog de um algarvio, nascido e criado em Olhão, orgulhoso da sua terra, adepto fervoroso do S.C.Olhanense, licenciado em Biologia pela Universidade do Algarve, e mestre em Biologia da Conservação pela Universidade de Évora.
publicado por Ventura | Quinta-feira, 13 Março , 2008, 23:50
Investigadores franceses identificaram, pela primeira vez no homem, uma bactéria do tubo digestivo que altera o colesterol para um produto eliminado pelas vias naturais.

A 'Bacteroides dorei Strain D8', como foi baptizada, poderá vir a ser utilizada para diminuir o colesterol elevado em doentes de risco, segundo o Instituto Nacional da Pesquisa Agronómica (INRA) francês, que efectuou as pesquisas recentemente publicadas na revista Applied and Environmental Microbiology.

Algumas das bactéria que apresentam estas propriedades já tinham sido identificadas no rato, no porco e no babuíno mas, até agora, nenhum laboratório tinha conseguido isolar no Homem bactérias responsáveis pela transformação do colesterol em coprostanol, eliminado naturalmente”, revela Philippe Gerard, responsável pela investigação.


Nos animais são as 'eubacterium', umas bactérias de um género diferente, que asseguram o papel da transformação. “Até hoje pensávamos que estas eram as únicas bactérias capazes de o fazer”, acrescentou.

O papel desempenhado pela flora intestinal humana nesta transformação era conhecido desde aos anos 30 do século passado mas não se sabia qual o género de bactérias, de entre os 100 mil milhões presentes num grama de matéria contida no cólon, que era responsável pela transformação.

Uma vez identificada a bactéria, os investigadores constataram que, segundo o nível de bactérias, as pessoas transformam mais ou menos colesterol no cólon. As pessoas que têm mais de cem mil milhões destas bactérias por grama de matéria, transformam totalmente o colesterol.

Com uma concentração entre um milhão e cem milhões por grama, a transformação é parcial e com menos de um milhão, a transformação não se produz, explicou o investigador.

(fonte)

tags:

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Março 2008
D
S
T
Q
Q
S
S

1

2
3
4
5
6
7
8

9
15

18




arquivos
links
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO