Blog de um algarvio, nascido e criado em Olhão, orgulhoso da sua terra, adepto fervoroso do S.C.Olhanense, licenciado em Biologia pela Universidade do Algarve, e mestre em Biologia da Conservação pela Universidade de Évora.
publicado por Ventura | Sábado, 22 Março , 2008, 10:03
Uma equipa de investigadores do Roslin Institute, no Reino Unido, e da Nagoya University, no Japão, descobriu porque é que as aves macho começam a cantar na Primavera. Segundo os cientistas, a mudança de estação, com o aumento de horas de luz por dia, faz com que as células da hipófise no cérebro libertem uma hormona que funciona como uma espécie de gatilho para o acasalamento. É então que os passarinhos começam a cantar para atrair as companheiras.

De acordo com Peter Sharp, do Roslin Institute, apesar de já se saber há algum tempo que havia uma área do cérebro afectada pelas mudanças sazonais ainda não se conhecia o mecanismo exacto envolvido.


"Agora identificámos um elemento chave na actividade do cérebro quando chega a Primavera", disse o responsável à BBC News. "Este conhecimento teria sido impossível no passado mas os avanços tecnológicos permitiram-nos examinar milhares de genes e assim perceber quais deles são afectados pelas estações do ano", acrescentou.

Os investigadores utilizaram um chip de DNA para examinar 28 mil genes de uma codorniz japonesa (Coturnix japonica), que foi exposta durante a investigação a quantidades de luz diferentes, numa simulação de dias compridos e curtos. Descobriram que os genes nas células da superfície do cérebro eram activados quando as aves recebiam mais luz.

Segundo o estudo, quando os genes são activados as células começam a libertar uma hormona que vai estimular a tiróide. Esta hormona, que inicialmente estava associada ao crescimento e ao metabolismo, estimula indirectamente a hipófise, uma glândula endócrina na base do cérebro, também conhecida por pituitária, que vai segregar hormonas gonadotrofinas.

De acordo com os investigadores, estas hormonas fazem com que os testículos das aves cresçam, o que leva os machos a começar a cantar para atrair as suas parceiras.
(fonte)

De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Março 2008
D
S
T
Q
Q
S
S

1

2
3
4
5
6
7
8

9
15

18




arquivos
links
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO
subscrever feeds