O Priolo (Pyrrhula pyrrhula), ave única dos Açores e uma das espécies de ave mais ameaçadas em todo o mundo, está a ser actualmente, alvo de uma campanha internacional. Esta ave e o trabalho desenvolvido pela SPEA, tem sido destacado como um dos melhores exemplos a seguir pela Birdlife International, no seguimento da sua maior campanha para a conservação das espécies de aves a nível mundial.

A Birdlife Internacional, uma das mais maiores e mais prestigiadas organizações de conservação da natureza de todo o mundo, com o intuito de travar a perda de Biodiversidade mundial, lançou o Preventing Extinctions Programme. De acordo com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), esta campanha é já considerada o maior e mais abrangente programa de conservação de aves selvagens algumas vez implementado em todo o mundo e o seu objectivo é salvar todas as 189 espécies de aves classificadas como Criticamente em Perigo de Extinção, entre as quais se encontra o Priolo.
A campanha pretende encontrar “Species Champions” para cada uma destas espécies. Estes Campeões da Conservação são empresas ou outras entidades que financiam e promovem o trabalho que será desenvolvido pelas entidades responsáveis por proteger cada ave, sendo que estas entidades são organizações e/ou pessoas que têm os conhecimentos e meios para implementar os trabalhos de conservação necessários para evitar uma quase certa extinção (sendo estes denominados Species Guardians).
Esta campanha, que irá decorrer por todo o mundo, tem para já seis espécies que servirão de bandeira para a promoção que será feita, sendo o Priolo uma delas. No caso do Priolo, para além de ter sida identificada a SPEA como “Species Gardian” foi também procurada uma empresa ou entidade que apoiasse uma parte do trabalho desenvolvido no terreno com as aves. Segundo a SPEA, fruto do bom trabalho que tem sido realizado em São Miguel, rapidamente surgiu um campeão para o Priolo: é a revista inglesa de Birdwatching, a Birdwatch Magazine. O editor desta revista, Dominic Mitchell, já visitou o projecto e acompanhou o trabalho realizado pelo projecto LIFE Priolo.
Ainda segundo a SPEA, esta revista lança a campanha na edição de Abril com um extenso e interessante artigo dedicado ao Priolo. Esta abordagem ao Priolo e ao projecto será algo que irá sendo mencionado regularmente naquela que é considerada uma das mais conceituadas revistas ligadas ao birdwatching e à protecção da vida selvagem.
(fonte)