Blog de um algarvio, nascido e criado em Olhão, orgulhoso da sua terra, adepto fervoroso do S.C.Olhanense, licenciado em Biologia pela Universidade do Algarve, e mestre em Biologia da Conservação pela Universidade de Évora.
publicado por Ventura | Sexta-feira, 19 Setembro , 2008, 18:15

A Universidade do Algarve (UAlg) volta a responder ao repto lançado anualmente pela Organização Marítima Internacional (OMI) para celebrar o Dia Mundial do Mar (25 de Setembro) e organiza de 25 a 28 de Setembro a II Semana pelo Mar.

Com o programa de comemorações, que se relaciona com a temática dos Transportes Marítimos, a Universidade do Algarve pretende envolver toda a comunidade na protecção e preservação do ambiente, consciencializando-a relativamente à importância dos oceanos e das zonas costeiras. Através desta iniciativa, que é coordenada em Portugal pelo Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM), em articulação com outras entidades intervenientes nas áreas da segurança marítima e preservação do meio marinho, a UAlg pretende ainda aproximar os jovens em idade escolar da realidade marítima (estuarina, lagunar, costeira e fluvial) que lhe é próxima, facultando-lhes uma percepção integrada dos seus valores e dos riscos que ameaçam a sua preservação e sobrevivência futuras.


Com uma tenda situada no Jardim Pescador Olhanense, na cidade de Olhão, a II Semana pelo Mar conta ainda com várias outras iniciativas programadas, como um concurso de graffitis e uma exposição de barcos miniaturas. Este ano o ponto alto do evento será um concurso de construção de embarcações, cujo objectivo é conceber e construir uma embarcação que deverá efectuar um percurso pré-definido num plano de água com pelo menos uma pessoa a bordo.

É importante estabelecer uma ligação entre a comunidade algarvia e a Universidade do Algarve num domínio tão relevante para ambos como o Mar”, explica a Prof.ª Cristina Veiga Pires, responsável pela Comissão Organizadora do evento. “A Semana pelo Mar aproveita o Dia Mundial do Mar para mostrar que o Mar é um sistema complexo: para alguns o Mar é um local de lazer, para outros uma fonte de inspiração ou de rendimento, para outros ainda um mundo para descobrir, representando cerca de 2/3 da superfície do planeta”, explica a docente.

A 1ª edição da Semana pelo Mar, em 2007, salientou os desafios ambientais que enfrentam os oceanos. Nesta 2ª edição irá desenvolver-se o tema dos transportes marítimos que, quer histórica quer culturalmente, sempre tiveram um papel importante na comunicação e nas relações mundiais.

Mais informações aqui...


mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Setembro 2008
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
12
13

14




arquivos
links
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO