Blog de um algarvio, nascido e criado em Olhão, orgulhoso da sua terra, adepto fervoroso do S.C.Olhanense, licenciado em Biologia pela Universidade do Algarve, e mestre em Biologia da Conservação pela Universidade de Évora.
publicado por Ventura | Quarta-feira, 08 Outubro , 2008, 13:14

Esta manhã foi revelado os premiados do Nobel da Química. O prémio nesta categoria vai ser entregue aos cientistas que descobriram e desenvolveram a proteína verde fluorescente: (pela ordem) os americanos Osamuno Shimomura, Martin Charlfie Roger Y. Tsien. O primeiro cientista isolou a proteína e os outros dois desenvolveram-na numa ferramenta extremamente útil para a Ciência. (Começou a ver-se o que anteriormente era invisível)

  

A proteína verde fluorescente, conhecida por GFP (Green Fluorescent Protein), é produzida por um cnidário chamado Aequorea victoria (em baixo) que emite fluorescência na zona verde do espectro visível. O gene que codifica esta proteína já foi isolado e é actualmente usado na produção de certas proteínas para ajudar na monitorização das mesmas (ex: localização dessa proteína in vivo ou através da fusão com células cancerígenas descobrir como se espalham, etc...).

Recentemente, outras proteínas foram já identificadas, como por exemplo a proteína fluorescente amarela (YFP) e vermelha (RFP), entre outras.


De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Outubro 2008
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9

17
18




arquivos
links
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO
subscrever feeds