Blog de um algarvio, nascido e criado em Olhão, orgulhoso da sua terra, adepto fervoroso do S.C.Olhanense, licenciado em Biologia pela Universidade do Algarve, e mestre em Biologia da Conservação pela Universidade de Évora.
publicado por Ventura | Sexta-feira, 10 Outubro , 2008, 23:31

Cientistas acreditam que a rocha que vemos na imagem é uma das provas do maior tsunami que ocorreu na história. É um exemplar de sete pedras ao todo encontradas na costa de Tongatapu, a principal ilha do arquipélago de Tonga. Segundo eles, a onda ocorreu a cerca de 7000 anos atrás, após o fim da Idade do Gelo, e pensam que tenha sido causada pela erupção de um vulcão submarino (situado a cerca de 30km da costa).

Cada rocha mede até 9m e pesa cerca de 1.6 toneladas. As rochas são pedaços de corais que foram arrastados cerca de 400m de distância da vasa e a 10m acima do nível do mar.

 

These could be the largest boulders displaced by a tsunami, worldwide

disse Matthew Hornbach do Instituto da Geofísica na Universidade do Texas 

 

Os cientistas acreditam que o tsunami possa ter superado os 35m de altura, nível  atingido do  maior tsunami conhecido, até à altura, provocado pela maior explosão registada no vulcão Krakatau, em 1883, na Indonésia.

Nas rochas foram enontrados pedaços de corais que foram datados com cerca de 120 mil anos.


mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Outubro 2008
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9

17
18




arquivos
links
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO