Blog de um algarvio, nascido e criado em Olhão, orgulhoso da sua terra, adepto fervoroso do S.C.Olhanense, licenciado em Biologia pela Universidade do Algarve, e mestre em Biologia da Conservação pela Universidade de Évora.
publicado por Ventura | Sábado, 01 Dezembro , 2007, 17:48
BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais), considerada a melhor força especial do Mundo.


Rio de Janeiro, 1997. Nascimento (Wagner Moura), capitão do BOPE, um membro dedicado da instituição, a mulher está prestes a ter um filho e decide então que é altura de abandonar a força de elite mas antes tem de arranjar um substituto à sua altura.
Neto (Caio Junqueira) e Matias (André Ramiro) são dois amigos de infância que, desde sempre sonharam em pertencer à policia e assim combater o mal das favelas. Enquanto Neto agia antes de pensar, Matias pensava antes de agir. Dois amigos, incorruptíveis, que se complementam entre si e vêem-se mergulhados num mundo de corrupção.
O destino destas três pessoas juntam-se partir do momento em que o BOPE, comandado por Nascimento, tem de resgatá-los de dentro de uma das várias favelas do Rio de Janeiro. Sob a óptica de Nascimento, que vai narrando os acontecimentos do dia em que foi pai e que conheceu o policial Neto e Matias.

O filme foi baseado no livro do sociólogo Luiz Eduardo Soares (ex-secretário nacional de segurança) e nos depoimentos de dois ex-policiais do BOPE, André Batista e Rodrigo Pimentel.
Realizado por José Padilla e com as excelentes presenças de Wagner Moura, Caio Junqueira, André Ramiro, Maria Ribeiro (Rosane), Fernanda Machado (Maria), Milhem Cortaz (Capitão Fábio), Fábio Lago (Baiano), Fernanda de Freitas (Roberta) e Paulo Vilela (Edu). Os actores passaram pelo treino completo para se integrarem nesta força e por todas as humilhações e privações (desde agressões a comer no chão) verídicas.

Violento, cruel, com cenas dignas de pertencerem ao filme O Resgate do Soldado Ryan, Tropa de Elite é considerado por muitos como um novo Cidade de Deus. Os states apenas receberão esta nova pérola do cinema brasileiro no próximo ano com o objectivo de concorrer aos Óscares 2009 pois para os de 2008 foram impedidos de ir por incumprimento de requisitos.
Muita polémica tem criado este filme não só pelo facto das supostas acções de tortura e humilhação entre si e contra os outros como também pela monstruosa acção da pirataria que este filme sofreu. 2 meses antes do filme estrear já o filme andava a ser distribuído por vendas ilegais e através da internet.
Apenas posso dizer que este filme, para mim, é um dos melhores do ano recebendo uma magnífica classificação de 9/10.
Para mais informações clica aqui e serás direccionado à página oficial do filme, onde também poderão assistir aos trailers de grande qualidade.
Frases do filme que marcam:
“Pra mim quem ajuda traficante é cúmplice, tem que ir pra cadeia”
“Se o Rio dependesse só da policia convencional, os traficantes já tinham tomado a cidade faz tempo”
“o símbolo do BOPE deixa claro o que acontece quando a gente entra na favela, e a nossa farda não é azul é preta”
“É por isso que nessa cidade todo policial tem que escolher; ou se corrompe, ou se omite, ou vai para guerra”
"Homens de preto qual é sua missão? Subir pela favela e deixar corpo no chão! Homens de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assusta o Satanás"
“Não vai subir ninguém !! Não vai subir ninguém !! Vai ficar todo mundo quietinho aí !!!”

"16, TU É O XERIFE!!

-DESISTO SENHOR!"

"Tropa de elite, osso duro de roer
Pega um, pega geral, também vai pegar você!"


mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Dezembro 2007
D
S
T
Q
Q
S
S

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
14
15

16
18

23
26
27

30
31


arquivos
links
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO