Blog de um algarvio, nascido e criado em Olhão, orgulhoso da sua terra, adepto fervoroso do S.C.Olhanense, licenciado em Biologia pela Universidade do Algarve, e mestre em Biologia da Conservação pela Universidade de Évora.
publicado por Ventura | Quarta-feira, 19 Dezembro , 2007, 14:47
O filme "Floripes", sobre a lenda de uma moura encantada que vagueia durante a noite por Olhão, estreia-se esta quinta-feira em cinco cinemas do país, com destaque para o Algarve, onde será exibido em três salas.

A longa-metragem passará em Faro no Fórum Algarve, em Olhão no Cinalgarve, em Portimão nos Cinemas de Portimão, em Lisboa nos cinemas Medeia King e no Porto no Medeia Cine Estúdio Teatro do Campo Alegre.

Realizado por Miguel Gonçalves Mendes, natural da Covilhã mas que passou a infância e a adolescência em Olhão, o filme baseia-se na lenda segundo a qual uma moura encantada tenta seduzir os homens para que a libertem do seu feitiço.

A única forma de o fazer é atravessando o mar, levando consigo uma vela acesa, mas, se esta se apagar, ela morrerá, segundo reza a lenda que fascinou o realizador de 29 anos e o levou a pesquisar o mito.

Para Miguel Gonçalves Mendes, o mito da moura Floripes representa o imaginário de uma comunidade de pescadores e ao evocá-la surge o pretexto para o confronto com o maior medo: a morte.

Selma Cifka (Floripes), João Sancho (Julião), João Salero (Quinzinho) e Catarina Barros (Aninhas) integram o elenco deste filme, que aborda também os temas da religião e da superstição.

Fonte: Lusa
Fica já de seguida o trailer:
tags: ,

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Dezembro 2007
D
S
T
Q
Q
S
S

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
14
15

16
18

23
26
27

30
31


arquivos
links
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO